Uma escolha simples!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

É faltamos uma ameaça interplanetária para unir-nos

Há alguns anos tive um amigo judeu a quem propus escrevermos algo sobre a psicologia do povo judeu.

Me intrigava o fato de exisitir um povo que é o mais perseguido pela humanidade.

A minha fantasia de escrever um livrinho sobre a psicologia dos judeus não se realizou e a dúvida permanece: porque os judeus são o povo mais perseguido da História da Humanidade? Porque??? Imagino que algum pesquisador, acadêmico ou cientista tenha escrito um bom livro que responda cientificamente a esta pergunta. Porque cientificamente? Bem se a explicação for religiosa ou filosófica, a minha pergunta vai ter no mínimo 10 respostas diferentes, algumas semelhantes entre si e outras conflitantes, de modo que eu vou continuar com a mesma ignorância.

 

Embora eu seja de origem árabe não tenho nenhum ódio contra os judeus, da mesma forma que existem judeus que nâo têm nenhum ódio contra os árabes.

(só tenho ódio contra os corruptos, seja eles árabes, judeus ou brasileiros...)

 

Enquanto eu não descobrir o tal livro científico que explica este mistério da perseguição do povo judeu, vou me consolando com a leitura de textos que tentam explicar mas não explicam, como os dois abaixo escritos por um judeu e um cristão. O cristão acha que tudo vai ser resolvido com a "fé em Cristo". Em relação a Cristo, eu tenho a seguinte fé: ele vai voltar à Terra, numa passagem rápida por Jerusalém, para dizer:

 

VIM NOVAMENTE - E PELA SEGUNDA E ÚLTIMA VEZ - DO REINO DOS CÉUS PARA VOS DIZER QUE DEUS E EU DESISTIMOS PARA SEMPRE DE SALVAR A VOSSA ESPÉCIE. DESGRAÇADAMENTE DEVO VOS INFORMAR QUE TUDO FIZEMOS PARA TENTAR CORRIGIR UMA FALHA QUE FOI COMETIDA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS HUMANOS E NÃO CONSEGUIMOS! AO HOMEM FOI DADO O PRIVILÉGIO DE CONHECER.

 

E À DIFERENÇA DE TODOS OS OUTROS ANIMAIS QUE PASSAM GRANDE PARTE DO SEU TEMPO CONTEMPLANDO A NATUREZA CONHECENDO QUASE NADA A RESPEITO DO UNIVERSO, OS HOMENS FIZERAM DESTE PRIVILÉGIO UMA OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR ARMAS TECNOLÓGICAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA. ESTE ERRO FOI FATAL E A FORÇA DESTRUTIVA DO HOMEM SE TORNOU INVENCIVEL.

 

NÃO ME PERGUNTEM EM QUE ANO OU DIA O VOSSO MUNDO VAI ACABAR. MAS VOS DIGO QUE É O VOSSO MUNDO QUE VAI ACABAR E NÃO O MUNDO DE DEUS QUE CONTINUARÁ AINDA VIVO POR BILHÕES E  BILHÕES DE ANOS.  O QUE A VOSSA ESPÉCIE REPRESENTA EM RELAÇÃO AO TAMANHO DO UNIVERSO É LITERALMENTE NADA.

 

NÃO TOMAI ESTAS PALAVRAS COMO UMA CENSURA, POIS NÃO TENDES CULPA ALGUMA SOBRE A VOSSA DESTRUTIVIDADE. DEUS PENSOU QUE AO CONCEDER-VOS O LIVRE ARBÍTRIO, TERIEIS A CAPACIDADE DE ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL.  E AQUI OCORREU O ERRO FATAL: O SOFTWARE DO LIVRE-ARBÍTRIO NÃO FUNCIONOU E O HOMEM-MÁQUINA ADQUIRIU TAL AUTONOMIA, QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL CONTROLÁ-LO. COM AS MÁQUINAS QUE ESTAIS INVENTANDO HOJE VAI OCORRER O MESMO: UM DIA NÃO TEREIS COMO CONTROLÁ-LAS E SEREIS POR ELAS ENGOLIDOS. MAS NENHUMA MÁQUINA TERÁ O PODER DE DESTRUIR A DEUS QUE PENSARÁ MUITO ANTES DE COLOCAR NO MUNDO OUTRA ESPÉCIE DE ANIMAIS COMO VÓS. TALVEZ O MAL ESTEJA NA VIDA ANIMAL. SE ASSIM FOR, QUE A TERRA SEJA POVOADA DE FLORES ILUMINADAS PELA LUA, E MAIS NADA. QUE O PRIVILÉGIO DA VIDA SEJA CONCEDIDO APENAS AOS SERES QUE SABEM VIVER, COMO OS LÍRIOS DO CAMPO.

 

M.Calil

 

Ps1. Tive uma fantasia: eu gostaria de ser judeu, árabe, chinês, japonês, italiano, argentino e russo, tudo ao mesmo tempo. Ah... brasileiro também! (nacionalismo global - pena que não exista um planeta para a gente guerrear. Assim, a terra seria uma única nação). Foi-se assim, a última esperança de união entre os humanos: eles não têm mais nenhum inimigo comum para enfrentar. Vai ver que é por isso que estão destruindo a terra, e a si mesmos. Na falta de um inimigo o homem faz dele próprio seu inimigo. Interessante isso!

 

Ps2 Uma ilusão verdadeira vale mais que mil falsas verdades: lutemos pela paz mundial, de preferência fazendo passeatas em Copacabana, a princesinha do Mar.

 

 

 

Um comentário:

  1. Este tema me deixou com vontade de fazer uma pesquisa (no google, como de hábito) assim que terminar a transcrição de uma entrevista ao Pasquim. Mas de uma coisa tenho certeza: o homem teve péssimo acabamento na sua criação. Embora seja racional (?), ao contrário dos outros animais, seu quase prazer pela auto-destruição é assustador.

    ResponderExcluir

Use com moderação e identifique-se